Saiba como aromatizar os ambientes com os odores da estação
A primavera é uma estação caracterizada pelos cheiros e odores das plantas, que florescem, enfeitam e embelezam as copas das árvores.
Esses aromas podem ser "trazidos" para dentro de casa sem grande esforço, de acordo com Fernando Amaral, formado em Osmologia na Suíça e especialista em óleos essenciais.
De acordo com ele, basta colocar água em um difusor – a vela ou elétrico – e pingar 10 gostas de óleo essencial no líquido. Sob o efeito do calor da chama ou provocado pela eletricidade, esse óleo libera seu aroma.
Para a primavera, são indicados os seguintes óleos essenciais:
1) de lavanda: relaxante e envolvente, é o mais utilizado do mundo. É considerado o principal para o combate ao estresse. Recomenda-se também uma gota no travesseiro para obter uma boa noite de sono.
2) de laranja doce: o produto brasileiro é considerado um dos melhores do mundo. É estimulante, pois sugere saúde e provoca boa disposição. Seu aroma cítrico doce evoca também sensações de segurança e de conforto.
3) de alecrim: de origem mediterrânica e muito utilizado na culinária mundo a fora, este arbusto tem aroma que combina com ambientes de trabalho, estudo e concentração. Pessoas convalescentes ou entristecidas também se beneficiam do aroma, que sugere purificação e energia.
4) de grapefruit: com aroma leve, ao mesmo tempo fresco e amargo, evoca sensações de motivação e descontração. Sua atividade emocional equilibrante favorece o trato digestivo, o apetite e a disposição.
5) de ylang-ylang: originário de Madagascar, seu nome significa "Flor das Flores". É famoso como afrodisíaco em razão de seu aroma sedutor e envolvente, que sugere ideias de prazer.
De acordo com Fernando Amaral, a vantagem de usar óleos essências é que – além de perfumar a atmosfera com suas propriedades químicas – eles provocam sensações diversas, através do que se chama de aromaterapia, praticada deste a antiguidade. Também é possível aromatizar ambientes com essências, mas elas em geral são sintéticas e não causam os mesmos efeitos benéficos que eles proporcionam.
"Perfumar ou aromatizar ambientes é uma expressão de valores e atributos do bem. Provoca impressões positivas que se refletem em estados de autoconfiança, de bem-estar e de saúde. Por isso, sempre é bom. E se for com óleos essenciais, é mais vantajoso ainda, pelos benefícios que eles podem levar à saúde e ao bem-estar", diz o especialista. Fonte: band


ConversionConversion EmoticonEmoticon